Anticoncepção/ Planejamento Familiar

Uma gravidez de surpresa pode mudar drasticamente seus planos de vida, para se dedicar no susto a um bebê que chega. Atualmente temos tantos métodos contraceptivos, te afirmo que é muito possível evitar gravidez com alta eficácia até a decisão por aumentar a família. E para quem não pretende ter filhos nunca, é necessário tomar alguma medida.

A escolha do método contraceptivo pode ir além e buscar benefícios secundários, como redução de cólicas e sangramento, melhor controle das datas de sangramento, redução de acne. Não é correto e nem seguro usar a pílula da amiga, ok? A decisão é sempre em conjunto com orientação em consulta. Como você vai saber se o remédio é indicado para você? O meu trabalho é te mostrar o que faz sentido sem te prejudicar.

Métodos hormonais: DIUs hormonais, Implante contraceptivo, Anticoncepcionais orais, Injetáveis mensal e trimestral, Anel vaginal, Adesivo.

Métodos não hormonais: DIUs de cobre e cobre com prata, Preservativo masculino e feminino, Diafragma, espermicida, Tabelinha e métodos de percepção da ovulação, Abstinência sexual, Cirurgias definitivas laqueadura e vasectomia.

Se você não deseja mais usar seu método e quer pensar em outro, marque uma consulta para avaliarmos as possibilidades. Nenhum método é perfeito, mas podemos sempre chegar na melhor opção para aquele momento. O melhor é aquele que você pode, quer e consegue usar. De nada adianta querer usar uma pílula e ficar esquecendo a tomada diária. De nada adianta ser tabagista e querer uma pílula que aumenta seu risco de trombose. Entende? Tem que fazer sentido. Tem que avaliar a pessoa que vai usar. 

Para outras dúvidas sobre este assunto, me siga no Instagram. Todos os dias abro caixinha de perguntas, podemos rever alguns conceitos por lá.

Abraços. Se cuide.

Dra Ana Carolina Gandolpho