DIUs com ou sem hormônio

Se você busca alta eficácia contraceptiva, longa ação e quase nenhuma manutenção, talvez DIU seja uma ótima opção para você!

Dispositivo Intra Uterino ou DIU são pequenos dispositivos plásticos inseridos dentro do útero com finalidade de evitar gravidez, ou mesmo tratar distúrbios da menstruação, como no caso do DIU hormonal.

Temos duas classes principais: os não hormonais, compostos pelos DIUs de cobre e DIU de cobre com prata, e os DIU hormonais. 

A diferença principal entre eles é a liberação do levonorgestrel (uma progesterona sintética) dentro do útero, que tem como consequência a redução do sangramento e da cólica ao longo dos meses de uso. Os dius de cobre não contêm hormônios e permitem a manutenção do seu ciclo menstrual normalmente.

Para colocar um DIU é necessário agendar uma consulta, quando eu posso tirar todas as suas dúvidas e também saber se é indicado no seu caso. Então combinamos a melhor data para inserção, que às vezes pode ser imediata.

Não fique preocupada com dor. Entendo que sentir cólica pode ser chato mesmo, mas no consultório faço a inserção sempre com anestesia local, que reduz bastante o desconforto. Tem quem diga que não sentiu nada, mas o mais comum é uma cólica leve ou moderada, que dura bem pouco tempo.

Só pode usar DIU depois de ter filhos? NÃO! Esse é o maior mito de todos. Basta ter útero normal e vontade de usar, não precisa ter tido filho. Já pensou se você não quer ter filhos antes dos 30 anos, você vai ter que esperar até lá para usar um DIU? Não.

Alguma dúvida a mais sobre DIU? No meu Instagram e no Blog aqui você encontra outros detalhes a respeito desse método contraceptivo.

Dra Ana Carolina Gandolpho

Médica ginecologista e obstetra