Papanicolaou

É o exame preventivo de câncer de colo de útero. Ele é preventivo porque realmente pode evitar que você tenha a doença, fazendo diagnóstico de alterações iniciais, que se forem tratadas, não evoluem para câncer.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, as orientações do rastreio são: mulheres (e também homens trans ou qualquer pessoa com colo do útero) entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual devem realizar anualmente o exame, e após dois exames normais na sequência, podem realizar a cada 3 anos. Este é o rastreio padrão, mas em casos específicos podemos solicitar que seja feito com maior frequência.

A coleta é realizada no consultório médico de maneira indolor. Há quem peça para a paciente colher no laboratório, mas eu prefiro fazer a coleta das minhas pacientes. É um conforto maior, já que está ali sendo examinada por mim, e também não precisa ir em outro local com outra pessoa só para isso.

Para visualizar o colo do útero é necessário introduzir o espéculo vaginal e então podemos coletar células da vagina e do colo do útero, com uma espátula (que parece um palito de sorvete), e com uma pequena escovinha de cerdas macias. A coleta em si não dói e é bem rápida.

Uma parte muito importante do exame é você voltar em consulta para ver o resultado e receber as orientações sobre ele. Muitas mulheres só fazem a coleta e somem, sem conferir o que veio no exame, isso é um grande erro. A maior interessada na sua saúde deve ser você. Volte em consulta, pegue o resultado, tire as dúvidas, e guarde uma cópia na sua pastinha de exames.

Há muitas alterações possíveis e já te digo para não se desesperar lendo o resultado. Volte para conferir o laudo, tire as dúvidas com seu médico, e se for necessário, faça os exames complementares solicitados.

Você já teve algum exame alterado e ficou preocupada? Espero que tenha ajudado a entender a importância deste exame.

Dra Ana Carolina Gandolpho

Médica ginecologista e obstetra