Sexualidade

A consulta de sexualidade é aquela voltada às queixas e sofrimentos de origem afetiva. Para o acolhimento adequado é necessário um tempo amplo de consulta, ambiente confortável, acolhedor, e habilidade médica em abordar o assunto.

A primeira consulta leva em torno de uma hora, e o meu papel é tentar identificar a origem do desconforto. Sei que muitas vezes a busca é por um ponto único, existe grande expectativa quanto às dosagens hormonais, mas geralmente há fatores físicos, sociais, psicológicos, hormonais e de relacionamento a serem tratados.

A principal queixa entre as mulheres é, sem dúvida, o desejo sexual hipoativo, ou a falta de libido. Isso porque existe uma expectativa grande na nossa sociedade que a mulher, assim como o homem, tenha vontade várias vezes na semana, aquela vontade espontânea de namorar.  Outra queixa frequente é a anorgasmia, ou incapacidade de se atingir o clímax, e também a dispareunia, ou dor na relação sexual.

Essas queixas não só causam desconforto, como sofrimento e por vezes impedem por anos seguidos a mulher de viver plenamente sua sexualidade ou seu relacionamento.

Hoje temos muitas ferramentas de tratamento, e além da ginecologista especialista em sexualidade, é importante contar com equipe multidisciplinar que tenha  psicóloga e fisioterapeuta pélvica.

Tudo o que for necessário para te ajudar a viver plenamente seu potencial.

Conte comigo.

Dra Ana Carolina Gandolpho