Síndrome dos Ovários Policísticos

Se você usa pílula para “tratar” ovário policístico, tenho uma notícia para você: Pílula não é tratamento para Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Eu sei, muita gente ainda acredita que por deixar o sangramento artificialmente regular com a pílula, a SOP estaria tratada, já que a irregularidade ou falta da menstruação é seu sintoma mais comum. Mas não é bem assim. A pílula melhora apenas alguns dos sintomas da SOP, como a menstruação, a acne e oleosidade da pele, por exemplo. As outras alterações clínicas não são melhoradas pelos contraceptivos.

O que é então a SOP? É um distúrbio endócrino que engloba sinais e sintomas de ordem reprodutiva, ginecológica, sexual, metabólica, e clínica. Onde está presente a tendência à resistência à insulina e risco aumentado para diabetes, risco aumentado para câncer endometrial, obesidade e tendência ao sobrepeso, distúrbios do ciclo menstrual sendo o mais frequente ciclos sem ovulação, infertilidade secundária aos ciclos anovulatórios, aumento de pelos, queda de cabelo e acne, além disso sintomas de baixa auto-estima e de ordem afetiva e sexual. Ao ultrassom os ovários podem estar aumentados e com múltiplos cistos na periferia.

Sim, você pode usar pílula tendo SOP, mas não com a intenção de tratar. É frequente que pacientes venham ao consultório com a queixa de que os cistos voltaram e a menstruação não desceu mais depois que parou de usar a pílula. É porque o controle do distúrbio não foi realizado.

Tenho uma segunda informação para você: o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos não é pelo ultrassom. O ultrassom é de grande ajuda na ginecologia, inclusive faz parte de muitas das minhas consultas examinar e já realizar ultrassom, mas a morfologia isolada dos ovários não fecha um diagnóstico completo e também não é parâmetro para avaliar sucesso de tratamento.

SOP tem tratamento sim, e não é receita de bolo igual para todas as pacientes, porque é um distúrbio de origem multifatorial. Exige uma abordagem maior do que só olhar cistos e saber se está menstruando.

Na abordagem integrativa vamos avaliar os outros pilares da sua saúde, não somente exames hormonais e de ultrassom, a fim de realmente tentar controlar a síndrome e promover mais qualidade de vida a você. 

Seu objetivo é engravidar? Restabelecer seu ciclo menstrual? Emagrecer e melhorar seu bem estar? Vamos traçar esse plano juntas!

Dra Ana Carolina Gandolpho